Faixa/Horta

notícias

terça-feira, 20 de outubro de 2015

NUTRIÇÃO DE PLANTAS - INCORPORAMOS AO SOLO /MINERAIS PARA ENRIQUECÊ-LO

 Nesta manhã, a nossa atividade foi incorporar ao solo alguns minerais, para melhorar o desenvolvimento das plantas assim cultivadas. Vamos observar como será assimilação.










RESUMO DAS FUNÇÕES:


FUNÇÕES DOS NUTRIENTES: 

Boro, zinco, cobre e ferro - requeridos em pequenas quantidades Micronutrientes.  falta pode causar a morte ou baixa 
Nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) - requeridos em quantidades relativamente altas Macronutrientes. Cálcio e enxofresão considerados macronutrientes- presentes na planta em razoável quantidade +  suprir nitrogênio, fósforo e potássio. O magnésio também.

Macronutrientes:
Nitrogênio (N):
Essencial na formação das proteínas ( tecidos vegetais). As proteínas são indispensáveis à vida das plantas e dos animais. O nitrogênio - compostos do metabolismo (clorofila e os alcalóides),como de muitos hormônios, enzimas e vitaminas.
Fósforo (P):
Age na respiração e na produção de energia. Participa ativamente em grande parte das reações bioquímicas, da fotossíntese, respiração, síntese de proteínas e glicídios, atuando no equilíbrio entre amido e açúcares. 

Potássio (K):
As plantas elaboram os açúcares e o amido. Este é indispensável para a formação e o amadurecimento dos frutos; Favorece o desenvolvimento do sistema radicular;  promove a formação de proteínas. 
Cálcio (Ca):
Em baixas concentrações, estimula a absorção de outros íons.Mantem a estrutura e o funcionamento normal das membranas(plasmalema[membrana plasmática]). Influencia  entre a acidez e a alcalinidade do meio e da seiva. Presente na planta na forma de sais insolúveis de ácidos orgânicos sendo importante na estabilidade dos cromossomos.

Magnésio (Mg):
O magnésio entra na composição da clorofila , da protoclorofila, da pectina e fitina. Grande importância na fotossíntese e também influi no metabolismo dos hidratos de carbono. Constituinte da parede celular (vincula-se ao Ca), diretamente relacionado com a fotossíntese .
Enxofre (S):
Apresenta-se associado ao nitrogênio na composição das proteínas. Componente essencial de aminoácidos como a cisteína, cistina e metionina, participa da formação de proteínas e metabólitos-chave do metabolismo orgânico (tiaminas, biotina, etc.). Desempenha funções na atividade respiratória e favorece a formação de cloroplastos que são fundamentais no metabolismo de lipídeos.

Micronutrientes:
Boro (B):
Suas funções estão relacionadas com as de cálcio.  A deficiência de boro inibe o crescimento da planta. O alumínio provoca dentro da planta num solo ácido - deficiência induzida de boro, corrige-se  aplicando boro durante a fase de crescimento. 
Cobre (Cu):
É ativador de várias enzimas dentro da planta.
Ferro (Fe):
É essencial para a formação da clorofila. A maior parte do Fe ativo se localiza nos cloroplastos. A deficiência dificulta a capacidade fotoquímica e a síntese de clorofila. 
Manganês (Mn):
Assim como o ferro, também é necessário para a formação da clorofila. Participa da formação do ácido ascórbico (Vitamina C). Desempenha uma função relevante na fotossíntese (com funções específicas em reações intermediárias na quebra da água.
Molibdênio (Mo):
Participa da bioquímica da absorção e do transporte e fixação de nitrogênio.
Zinco (Zn):
Atua no crescimento das plantas pela sua participação. E na formação e maturação da semente.
Pesquisa:  (http://profigen.com.br/ler/1/377/337/nutricao_de_plantas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário